Clique AQUI e Baixe o aplicativo da rádio Aliança em seu celular

Clique AQUI  e Baixe o aplicativo da rádio Aliança em seu celular
Clique AQUI eBaixe o aplicativo e nos ouça onde estiver

terça-feira, 28 de julho de 2020

Realizada última sessão de Julho no Legislativo Gramadense


Foi realizada na noite desta terça-feira, 28 de julho de 2020, sessão ordinária no legislativo gramadense, ouça e veja na íntegra:


›› Continuar Lendo ››››

segunda-feira, 20 de julho de 2020

Jornal Comunitário - Rio Grande do Sul - Edição 2059, do dia 21 de julho de 2020

Edição 2059 do Jornal Comunitário, a Voz da Comunidade. O Jornal Comunitário é edição colaborativa, produzido pelas emissoras de Rádios Comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul, seja você um correspondente da sua região, entre em contato pelos telefones Whatsapp 54 99611 0186 ou 54 3367 1351. Ouça na Edição de hoje: 01 Ano perdido Vestibulandos enfrentam dificuldades para estudar em meio à pandemia 02 Termina nesta terça prazo para matrícula dos selecionados na 1ª chamada do Sisu 03- Estado recebe 59 pedidos de reconsideração das bandeiras 04- Governador sanciona Lei de Diretrizes Orçamentárias 2021 05- Coronavírus fará economia brasileira encolher 5,95%, 06- Nuvem de gafanhotos avança em direção ao Brasil
›› Continuar Lendo ››››

SECRETARIA DE SAÚDE DE GRAMADO DOS LOUREIROS ATUALIZA DADOS SOBRE O COVID-19






A secretaria de saúde de Gramado dos Loureiros atualizou na manhã desta segunda-feira, vinte de julho o boletim atualizado sobre o covid-19, dos 34 infectados 31 já estão recuperados e apenas 3 pessoas seguem em tratamento, sendo que destas três, uma pessoa está internada.

›› Continuar Lendo ››››

PARÓQUIA DE NONOAI SERVIRÁ MONDONGO NO SISTEMA DRIVE THRU







Para aqueles que apreciam e estão com saudade de degustar um dos sabores da Romaria, o Conselho Paroquial em virtude da não realização da 56ª Romaria, adotou uma estratégia para que você não fique sem saborear o tradicional mondongo.
Por tanto comunica a todos que nos dias 23, 24 e 25 de julho, assim como nos dias 30, 31 e 01 de agosto e 06, 07 e 08 de agosto de 2020, estará disponibilizando o mondongo pronto no valor de R$ 15,00 a concha.
Para adquirir as fichas os interessados deverão se dirigir a Secretaria Paroquial, observando o uso da máscara, o distanciamento e evitando aglomerações.
Ao adquirir sua ficha fique atendo ao horário disposto na mesma, pois o mesmo será considerado no momento da entrega, que será realiza no sistema drive thru. Lembrando que cada um deverá trazer a vasilha para acondicionar o mondongo.
Fonte: Acessoria de comunicação paróquia de Nonoai

›› Continuar Lendo ››››

quinta-feira, 16 de julho de 2020

DESAPARECEU



Desapareceu da propriedade do senhor seu Luís Loureiro de Mello na Linha Barrinha, um cachorro de pelagem marrom de porte médio que atende pelo nome de José, está sendo oferecido recompensa para quem encontrou ou vir a encontrar o animal, maiores informações podem ser repassadas pelo telefone 54 3613-7238 ou watts 54 9 9165-1704.

›› Continuar Lendo ››››

terça-feira, 14 de julho de 2020

PRIMEIRA SESSÃO DE JULHO TEM DOIS PROJETOS REJEITADOS NO LEGISLATIVO GRAMADENSE



Foi realizada na noite desta terça-feira, 14 de julho, sessão ordinária no legislativo Gramadense, na ocasião foram dois projetos a votação, o de número 1287/2020, para convalidar pagamentos realizados a servidores contratados emergencialmente para atender ao programa NASF- NÚCLEO DE APOIO A SAÚDE DA FAMÍLIA, e da outras providências, e o projeto de número 1286/2020 que autoriza o poder executivo municipal a promover leilão para alienar bens móveis de propriedade da municipalidade, aponta recursos e dá outras providências.
Projetos rejeitados pela maioria, ouça na íntegra:

›› Continuar Lendo ››››

ESCOLA ADOLFO GIORDANI COMEMORA RESULTADO DO ENEM 2019


A direção da escola Adolfo Giornadi nos repassou o resultado do ENEM 2019, levando em consideração a escola em comparação com as demais escolas do Brasil, o resultado é muito positivo, veja os números:
Resultados positivos do ENEM 2019.
Ranking Nacional : 5493 ( Aproximadamente. 35.786 escolas)
Ranking RS: 167
Ranking 7° Coordenadoria Regional de Educação (CRE): 8°
Pontuações:
Linguagens: 504,75
Matemática: 537,62
Ciências Natureza: 502,20
Ciências Humanas: 547,85
Redação: 594,55
Média Geral: 537,4
Os números demonstram que a escola assumiu uma posição de destaque em todos os níveis. É momento de agradecer o esforço de cada um: alunos, professores, equipe pedagógica, direção, funcionários e pais. TODOS, são peças importantes no trabalho em equipe e cada um representa uma pequena parcela do resultado final. Essa conquista nos dá a certeza de que estamos no caminho certo e nos incentivam a permanecer no compromisso constante de buscar a melhor Educação aos nossos alunos. PARABÉNS A TODOS OS ENVOLVIDOS!
›› Continuar Lendo ››››

sexta-feira, 10 de julho de 2020

INFECTADOS CHEGAM A 32 E RECUPERADOS A 29 EM GRAMADO DOS LOUREIROS


A secretaria de saúde de Gramado dos Loureiros divulgou em sua página n Facebook nesta quinta-feira boletim com o número de infectados e recuperados por covid-19 em nosso município, uma pessoa está internada.

›› Continuar Lendo ››››

quarta-feira, 1 de julho de 2020

Câmara aprova adiamento das eleições municipais para novembro; PEC será promulgada nesta quinta Fonte: Agência Câmara de Notícias

Ordem do dia. Presidente da Câmara dos Deputados, dep. Rodrigo Maia (DEM - RJ)
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (1º) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/20, que adia as eleições municipais deste ano devido à pandemia causada pelo novo coronavírus. O placar de votação da PEC no segundo turno foi de 407 votos a 70. Pouco antes, no primeiro turno, foram 402 votos favoráveis e 90 contrários.
Segundo o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o texto será promulgado nesta quinta-feira (2), às 10 horas, pelo Congresso Nacional.
Oriunda do Senado, a PEC determina que os dois turnos eleitorais, inicialmente previstos para os dias 4 e 25 de outubro, serão realizados nos dias 15 e 29 de novembro. Por meio de uma emenda de redação, deputados definiram que caberá ao Congresso decidir sobre o adiamento das eleições por um período ainda maior nas cidades com muitos casos da doença.
“A alteração do calendário eleitoral é medida necessária no atual contexto da emergência de saúde pública”, defendeu o relator, deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR). “Os novos prazos e datas são adequados e prestigiam os princípios democrático e republicano, ao garantir a manutenção das eleições sem alteração nos mandatos”, continuou.
Calendário eleitoral
Além de adiar as eleições, a PEC, de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), estabelece novas datas para outras etapas do processo eleitoral de 2020, como registro de candidaturas e início da propaganda eleitoral gratuita (veja quadro). Apenas a data da posse dos eleitos permanece a mesma, em 1º de janeiro de 2021

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Debate amplo
Jhonatan de Jesus destacou que as mudanças resultaram de debates entre Câmara, Senado e Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com a participação de representantes de entidades, institutos de pesquisa, especialistas em direito eleitoral, infectologistas, epidemiologistas e outros profissionais da saúde.
No Plenário, os deputados Hildo Rocha (MDB-MA) e Bia Kicis (PSL-DF) criticaram a proposta. Para Rocha, o adiamento favorecerá os atuais prefeitos e vereadores. “Os governantes poderão fazer mais propaganda, ferindo a isonomia”, afirmou. Kicis alertou para possível aumento dos gastos públicos.
Prazo maior
O TSE ainda analisa as ações necessárias para garantir a realização das eleições com as garantias à saúde. Se houver necessidade de adiamento maior em determinada cidade, a PEC prevê que, após pedido do TSE instruído por autoridade sanitária, o Congresso deverá aprovar decreto legislativo para remarcar o pleito, tendo como limite o dia 27 de dezembro.
Na versão do Senado, essa regra referia-se a caso de um estado inteiro sem condições sanitárias para realizar os turnos em novembro. Para município em particular, a decisão caberia ao TSE. A partir de destaque apresentado pelo bloco do PP, deputados optaram por unificar as normas, mantendo a decisão no âmbito do Congresso.
Outro destaque do bloco do PP, também aprovado pelo Plenário, retirou da PEC determinação para que o TSE promovesse eventual adequação das resoluções que disciplinam o processo eleitoral de 2020. Pela legislação infraconstitucional em vigor, as normas já estão aprovadas desde março e não podem ser alteradas.
Outros pontos
A PEC 18/20 contém outros pontos importantes. Os principais são:
  • os prazos de desincompatibilização vencidos não serão reabertos;
  • outros prazos eleitorais que não tenham transcorrido na data da promulgação da PEC deverão ser ajustados pelo TSE considerando-se a nova data das eleições;
  • os atos de propaganda eleitoral não poderão ser limitados pela legislação municipal ou pela Justiça Eleitoral, salvo se a decisão estiver fundamentada em prévio parecer técnico emitido por autoridade sanitária estadual ou nacional;
  • a prefeitura e outros órgãos públicos municipais poderão realizar, no segundo semestre deste ano, propagandas institucionais relacionadas ao enfrentamento da pandemia de Covid-19, resguardada a possibilidade de apuração de eventual conduta abusiva, nos termos da legislação eleitoral.
Para efetivar todas as mudanças, a PEC torna sem efeito, somente neste ano, o artigo 16 da Constituição, que proíbe alterações no processo eleitoral no mesmo ano da eleição.

Reportagem – Janary Júnior e Ralph Machado
Edição – Pierre Triboli

Fonte: Agência Câmara de Notícias
›› Continuar Lendo ››››

COMUNIDADES AINDA SEM ENERGIA EM GRAMADO DOS LOUREIROS



Algumas comunidades de Gramado dos Loureiros ainda estão sem energia.
O temporal que atingiu a nossa região ao meio dia desta terça-feira, 30 de junho, deixou casas e galpões danificados, árvores caídas e postes de energia caídos.
A energia fornecida pela Creral retornou na tarde desta terça, enquanto a energia fornecida pela RGE ainda não havia retornado até o fechamento desta matéria nas linhas Encruzilhada dos Ribeiros, Barrinha Alegre e Alto alegre.
Devido a falta de energia a rede telefônica da OI também não está funcionando.

›› Continuar Lendo ››››

Norte do RS é a primeira região a receber o lançamento da Campanha Máscara Roxa


O Norte do Rio Grande do Sul recebeu na manhã desta quarta-feira (1º), em ato virtual, o primeiro lançamento regional da Campanha Máscara Roxa, que permite às mulheres vítimas de violência doméstica fazerem denúncias em farmácias. A atividade foi promovida pelo Comitê Gaúcho ElesPorElas, da ONU Mulheres, e contemplou municípios da Associação da Zona da Produção (Amzop), que envolve 43 cidades.
O ato foi coordenado pelo deputado estadual Edegar Pretto, que coordena o Comitê Gaúcho ElesPorElas. O parlamentar comentou que os casos de violência doméstica aumentaram muito em todo o mundo, em função do isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus.
Por esse motivo, a ONU Mulheres recomendou a seus países que constituíssem políticas de enfrentamento a essa realidade envolvendo as farmácias, que são consideradas serviços essenciais e permanecem abertas mesmo em situações de lockdown. Assim, as mulheres podem de forma facilitada denunciar seus agressores.
A Campanha Máscara Roxa também foi motivada pelo aumento de feminicídios no RS. Ao todo, 16 mulheres foram assassinadas por questões de gênero nos meses de abril e maio, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Somente em abril, o aumento foi de 66,7% em relação ao mesmo mês do ano passado. 
De acordo com o deputado, uma semana após o lançamento, ultrapassou o dobro do número inicial de farmácias com adesão à campanha. Ela começou com 600 unidades, e já são 1.314 de quatro redes envolvidas. De abrangência da Amzop, 19 dos 43 municípios já possuem estabelecimentos participantes. Até o momento, farmácias de cinco municípios já receberam denúncias, em Venâncio Aires, Bento Gonçalves, Casca, Pinhal e Capão da Canoa. 
Edegar Pretto destacou que o objetivo do Comitê Gaúcho da ONU Mulheres, com os lançamentos regionais, é envolver cada vez mais o setor privado e a sociedade civil para salvar a vida das mulheres. “A região Norte está desafiada a potencializar a campanha, a conversar com proprietários de farmácias, porque esses estabelecimentos podem prestar um serviço muito importante às mulheres nesse momento, as ajudando a sair da situação de violência”, ressaltou.
Como funciona a campanha 
A Campanha Máscara Roxa permite às mulheres que sofrem violência doméstica fazerem denúncias em farmácias. Todos os estabelecimentos com adesão estão com o selo “Farmácia Amiga das Mulheres”, que serve para que as vítimas as identifiquem. Os atendentes receberam capacitação online para o procedimento e para garantir a segurança da vítima.
Ao chegar na farmácia a mulher deve pedir a máscara roxa, que é a senha para que o atendente saiba que se trata de um pedido de ajuda. O profissional dirá que o produto está em falta e pegará alguns dados para avisá-la quando chegar. Após, o atendente da farmácia passará à Polícia Civil as informações coletadas, via WhatsApp, para que o órgão tome as medidas necessárias. 
Edegar Pretto reforçou que qualquer farmácia pode aderir à campanha. Segundo ele, o objetivo é envolver também aquelas que não fazem parte de grandes redes, mas que estão em cidades menores. Interessados devem entrar em contato com o Comitê: 51 991993641 | comite.gaucho.elesporelas@gmail.com
Lançamentos envolvem diversas representações
Também participam do 1º lançamento regional da Campanha Máscara Roxa representantes de órgãos de segurança, governo do Estado, Poder Judiciário e movimentos de mulheres que ajudaram a construir a campanha, além de representantes de farmácias, lideranças locais e representações de instituições e da sociedade.
Gioconda Fianco Pitt, juíza-corregedora do Tribunal de Justiça, disse que há um significativo aumento de medidas protetivas solicitadas, no entanto, também há muitos casos de subnotificação, o que preocupa. Ela acrescentou que é fundamental conscientizar para a importância da denúncia, bem como o engajamento de todas as instituições na Campanha Máscara Roxa.
Carla Souto, da Promotoria Especializada de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, afirmou que o desafio é incentivar e encorajar as vítimas para que denunciem e rompam o ciclo de violência. Nesse sentido, para ela, a campanha se faz imprescindível. “As mulheres podem estar isoladas, mas não estão sozinhas”.
Liseane Hartmann, defensora pública, argumentou que “o combate à violência doméstica é de responsabilidade de toda a sociedade”. Ela explicou que a campanha proporciona às vítimas uma facilidade de comunicação das agressões, principalmente neste período de isolamento social, em que ocorre um maior contato com o agressor, dificultando o acesso à delegacia.
Bianca Feijó, diretora do departamento de Políticas para Mulheres do RS, lembrou  que muitas vezes a vítima não consegue fazer uma ligação para pedir socorro. Porém, com a campanha, as farmácias se colocam como alternativa. Ele disse que a expectativa é de que a região Norte se engaje e incentive mais farmácias a aderirem. “Quanto mais nós divulgarmos, mais vidas vamos salvar”.
Rafaela Bier, delegada da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Passo Fundo, destacou que, neste contexto de pandemia, “o isolamento social deve ter, mas a violência doméstica não”. Ela frisou a importância da participação da Polícia Civil na Campanha. “Nós seremos o canal entre o atendente de farmácia e a vítima”.
Carlos Aguiar, comandante do 37º Batalhão da Polícia Militar, ressaltou que é muito importante para a instituição também atuar na proteção das mulheres e dar apoio às vítimas de violência, num circuito propiciado inicialmente pela Patrulha Maria da Penha e, agora, pela Campanha Máscara Roxa.
Milton Dias, representando as Associadas, falou sobre alguns motivos que levaram a rede de farmácias a aderir à campanha. “A maioria das pessoas que trabalha nas farmácias são mulheres, elas são praticamente 90% dos nossos atendentes. Além disso, o número maior de clientes também são mulheres”.
Representante das primeiras-damas da região, Verônica Sawaris reforçou que neste momento de pandemia as mulheres estão mais suscetíveis à violência por estarem mais tempo junto aos seus agressores. Também comentou que a região está honrada por ser a primeira a receber o lançamento da campanha. “Certamente, os 43 municípios da Amzop estarão juntos nesta grande iniciativa”.
Já o vereador Leonardo Picolotto, representando a Câmara de Vereadores de São José das Missões, alertou que a sociedade ainda é muito machista e que o fim da violência contra as mulheres deve ser uma luta constante. Destacou ainda que, nesse contexto de isolamento, a campanha é essencial para atingir o objetivo de levar a denúncia de violência doméstica aos órgãos competentes, além de ajudar a dar voz às mulheres.
Outros lançamentos regionais
Conforme o Comitê Gaúcho da ONU Mulheres, até o final de julho serão feitos outros lançamentos regionais da Campanha Máscara Roxa, contemplando as regiões Celeiro, Sul, Campanha, Fronteira Oeste, Planalto Médio, Litoral Norte, Serra, Carbonífera e Metropolitana de Porto Alegre. Nesta quinta-feira (2), o lançamento será na região Central do estado, envolvendo os 33 municípios da Associação da Região Centro (AMCENTRO).
Municípios que possuem Farmácias Amigas das Mulheres na região da Amzop

Cerro Grande (Rede Vida);
Constantina (Rede Vida);
Dois Irmãos das Missões (Rede Vida);
Erval Seco (Associadas/Cruz Azul);
Frederico Westphalen (Associadas/Cruz Azul, Farmaclin, Botânica Farma);
Jaboticaba (Associadas/Cruz Azul);
Lajeado do Bugre (Rede Vida);
Nonoai (Rede Vida);
Novo Tiradentes (Rede Vida);
Palmeira das Missões (Associadas/Cruz Azul);
Palmitinho (Rede Vida);
Pontão (Rede Vida);
Rodeio Bonito (Associadas/Cruz Azul e Rede Vida);
Ronda Alta (Rede Vida);
Rondinha (Rede Vida);
São José das Missões (Rede Vida);
Sarandi (Rede Vida);
Seberi (Associadas/Cruz Alta e Rede Vida);
Trindade do Sul (Rede Vida).

-- 
 
Fonte Leandro Molina
›› Continuar Lendo ››››